1° - Como posso localizar o coordenador de meu estado?

Neste "sitio" há o endereço de todas as coordenadorias. Procure no link: Olimpíadas > Brasileira > Coordenadorias.

2° - Tenho 14 anos, posso participar da OBQ?

Não há restrições quanto a idade mínima, desde que esteja matriculado em uma das séries do ensino médio estará apto a participar da Olimpíada Brasileira de Química ou da Olimpíada Norte/Nordeste de Química. Se estudante de 8o. ou 9o. anos do Ensino Fundamental participa da Olimpíada Brasileira de Química Júnior.

3° - Por que estudantes com 19 anos estão impedidos de participar?

Esta é uma limitação imposta pelo Comitê Ibero-americano aos estudantes que participam da Olimpíada Ibero-americana de Química. Como o Brasil participa dessa competição, seguimos as regras estabelecidas.

4° - O estudante que concluiu o 3º ano do ensino médio pode participar da OBQ?

Aqueles que cursam o ensino técnico (8 semestres) estão aptos a participar, desde que não tenham ingressado na universidade.

5° - Qual o valor da taxa de inscrição?

A participação na Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ), Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr) ou na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é gratuita.

6° - Quem elabora e corrige minha prova?

As provas das Etapas III a VI são elaboradas e corrigidas em uma das universidades participantes, sob a responsabilidade do coordenador naquele estado. A escolha da universidade responsável por este trabalho é feita na reunião dos coordenadores-estaduais que acontece, anualmente, em Fortaleza. A coordenadoria-geral define um número de sigilo para cada prova, distribui para as coordenadorias-estaduais, recebe de volta após aplicadas e encaminha para correção.

7° - Quantas etapas compõem a Olimpíada Brasileira de Química ?

Para efeito da premiação anual, são três etapas. Os que representarão o País em competições internacionais, passarão por seis etapas. A primeira na própria escola com critérios definidos pelo coordenador da escola seguindo orientação do coordenador-estadual. A Etapa II no âmbito do Estado, com calendário e normas estabelecidas pela coordenação-estadual. A Etapa III ocorre no último sábado do mês de agosto, 50 estudantes por estado, exames com questões de proposições múltiplas e com questões analítico-expositivas. Participam da Etapa IV - Exame de conhecimentos de laboratório (na forma de um vídeo ou mídia similar), todos os estudantes da Modalidade A agraciados com medalhas, destes, 15 são convocados e devem participar do Curso de Aprofundamento e Excelência (Etapa V), ministrado por professores de uma das universidades participantes, objetiva preparar para o exame seletivo final (Etapa VI) e, ainda, para bem capacitar os representantes do Brasil na IChO.

8° - Em que consiste a prova de conhecimentos de laboratório?

Trata-se de um exame em sala de multimídia. A prova consiste na exibição de um filme em DVD. Foi uma solução encontrada para avaliar em condições de igualdade seus conhecimentos de laboratório. Anualmente, se escolhe uma universidade para preparar a filmagem de situações e/ou experimentos conduzidos em laboratório de Química. O DVD é distribuído aos coordenadores para exibição em dia e hora determinados.

9° - Quem participa do exame de vídeo?

Serão convocados todos os estudantes da Modalidade A premiados com medalhas (ouro, prata ou bronze) após o exame nacional da Olimpíada Brasileira de Química (Etapa III - que ocorre no mês de agosto). O vídeo é exibido no mês de janeiro subsequente.

10° - Qual a premiação para os mais destacados estudantes?

Na ONNeQ os 30 mais bem classificados recebem medalhas de ouro, prata e bronze (5, 10, 15, respectivamente). Na OBQ os 24 mais bem classificados na Etapa III recebem medalhas de ouro, prata e bronze (4, 8 e 12, respectivamente). Essas quantidades poderão ser aumentadas em função de escores muito próximos. Na OBQ, os 15 estudantes da Modalidade A com médias mais elevadas após o exame experimental, participarão do Curso de Aprofundamento e Excelência ministrado por uma das universidades participantes. Os quatro estudantes com melhor rendimento serão convocados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química que acontece no mês de julho e na Olimpíada Ibero-americana de Química que se realiza no mês de setembro subequente.

11° - A equipe que representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Química é a mesma que participa da olimpíada Ibero-americana de Química?

Em princípio a equipe é a mesma, contudo, se um dos estudantes dessa equipe não conquistar qualquer premiação na Olimpíada Internacional de Química será substituido pelo quinto classificado na Fase VI da Olimpíada Brasileira de Química que originou esse grupo. Se dois ou mais estudantes estão nessa situação, cederá seu lugar aquele de mais baixo rendimento na Olimpíada Internacional de Química. Por outro lado, aquele que conquistar medalha de ouro na olimpíada ibero-americana (se dois, o melhor classificado) estará automaticamente convocado para participar do processo seletivo que escolherá os estudantes que representarão o País nas olimpíadas internacionais do ano seguinte, desde, ainda, que conquiste medalha de ouro na OBQ subseqüente e tenha participado da IChO anterior.

12° - Ao ser selecionado para representar o Brasil no exterior posso levar um acompanhante?

Sim, desde que seja seu professor de Química ou o coordenador da olimpíada no seu estado. Se coordenador, o indicado integrará a delegação na qualidade de Observador Oficial (no limite de vagas oficiais definido pelo coordenador do País anfitrião), se professor da escola, participará na qualidade de Convidado.

13° - Como posso me inscrever na Olimpíada Brasileira de Química Júnior?

Você não pode fazer sua própria inscrição. Ela será feita pelo professor ou coordenador de sua escola que se cadastrou no "sítio" da olimpíada (www.obq.ufc.br). O cadastro é feito no período anunciado no calendário.

14° - Na OBQjr, há limite de inscrições por estado?

Não. Você deve comunicar ao seu professor de química (ou ciências) que está interessado em participar desa modalidade de olimpíada. O seu professor fará a sua inscrição e a de seus colegas no próprio "sitio" da olimpíada (www.obq.ufc.br). Ele poderá inscrever quantos alunos desejar, na primeira fase são questões de múltipla escolha e ele próprio corrige as provas com base no gabarito fornecido.

15° - Quantas são as fases na OBQjr?

São duas fases. A primeira sem limite de inscritos. Na segunda fase participam 15% dos estudantes de melhor rendimento na fase anterior. Pelo menos, um estudante de cada escola participante na fase anterior será convocado para a segunda fase, independente de sua classificação na primeira fase.

16° - Como recebo minha premiação?

Todos os estudantes aprovados recebem diploma de Honra ao Mérito. Os professores dos estudantes agraciados com medalha de ouro recebem diploma de Mérito Educacional com a chancela da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Piauí. A entrega ocorre no mês de novembro em solenidade realizada na cidade de Fortaleza. Os agraciados que não podem comparecer à solenidade recebem suas distinções, em sua cidade, em solenidade promovida pelo coordenador-estadual.

17° - Quais modalidades de Olimpíadas de Química são, atualmente, realizadas pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química

Atualmente, existem 3 (três) modalidades de Olimpíadas de Química. A Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ), a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr). A primeira é exclusiva para os estados dessas regiões, a OBQ abrange todos estados brasileiros e destina-se a estudantes do ensino médio em escolas públicas ou particulares e a OBQjr aos estudantes de 8ª e 9ª anos do ensino fundamental.

18° - Qual a idade máxima permitida?

Para a Modalidade A da Olimpíada Brasileira de Química, somente podem participar da OBQ estudantes com um máximo de 18 anos de idade, em 30 de setembro do ano em que se realiza a olimpíada.

19° - Qual o primeiro passo para participar da Olimpíada Brasileira de Química?

O estudante que deseja participar da Olimpíada Brasileira de Química deve entrar em contato com seu professor de Química ou coordenador de sua escola manisfestando esse interesse. O coordenador da escola entra em contato com o coordenador-estadual das olimpíadas de Química e recebe dele o calendário e os critérios de seleção dos representantes do seu Estado, cuja etapa inicial ocorre dentro da própria escola, conforme orientação do coordenador-estadual.

20° - Quantos são os representantes por Estado?

Cada coordenador-estadual inscreve 50 estudantes para Olimpíada Norte/Nordeste de Química que ocorre no mês de maio e 50 estudantes para a Olimpíada Brasileira de Química (divididos em 2 grupos: alunos da última série do ensino médio - Modalidade B e alunos das séries anteriores - Modalidade A), que tem início na última semana do mês de agosto.

21° - Posso fazer minha inscrição diretamente com a coordenadoria-geral?

Não. Somente os coordenadores-estaduais podem encaminhar os nomes dos estudantes que participarão da Olimpíada Brasileira de Química ou da Olimpíada Norte/Nordeste de Química representando oficialmente seu estado. Neste "sítio" você pode se cadastrar para receber as informações atualizadas deste Programa. Seus dados serão, também, encaminhados para a coordenadoria em seu estado. No caso da Olimpíada Brasileira de Química Júnior, destinada a estudantes da 8o. e 9o. anos do Ensino Fundamental, a inscrição é feita diretamente em http://obquimica.org, na época devida, pelo professor do aluno interessado em participar.