Olimpíada Brasileira de Química Júnior – destinada a estudantes de 8o e 9o anos do ensino fundamental. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas, as inscrições são feitas ON LINE entre os meses de maio a agosto (conferir período exato no Calendário). O representante legal da escola pode inscrever seus alunos, gratuitamente, sem limite de vagas. Para participar pela 1a vez o representante da escola faz seu cadastro em http://www.obquimica.org/#cadastro-representante. Após enviado o cadastro, aguarda mensagem de aprovação e inscreve seus alunos diretamente no nosso site. O certame é constituído por duas fases sendo a FASE I na própria escola, no início de agosto e a Fase II em setembro.

Olimpíada Brasileira de Química - Modalidade A – destinada a estudantes de 1o e 2o anos do ensino médio. Para que o estudante possa participar da fase nacional é necessário se inscrever na Olimpíada Estadual, dela participar e se classificar entre os 25 de cada estado. Após classificados, para contibuar na Fase Nacional as inscrições são realizadas, unicamente, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química (veja lista de coordenadores). Somente serão inscritos na etapa nacional da OBQ, os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. Cada coordenador estadual inscreve 28 (vinte e oito) estudantes de seu estado, selecionados em sua olimpíada estadual. Os medalhados nessa etapa (Fase III da OBQ) prosseguem nas fases seguintes que selecionam os componentes das delegações que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais. O certame ocorre no mês de agosto.

Olimpíada Brasileira de Química - Modalidade B – destinada a estudantes de 3o ano do ensino médio. Segue o mesmo mecanismo adotado na Modalidade A. As inscrições são realizadas pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química (veja lista de coordenadores). Somente serão inscritos na etapa nacional da OBQ, os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. O coordenador estadual inscreve até 28 (vinte e oito) estudantes de seu estado. O certame ocorre no mês de agosto.

Olimpíada Norte/Nordeste de Química – destinada a estudantes do ensino médio de escolas dessas regiões. As inscrições são realizadas, também, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química, com base na seleção que realiza no estado (veja lista de coordenadores). Somente serão inscritos nesta olimpíada os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. O coordenador estadual inscreve 50 (cinquenta) estudantes selecionados em seu estado. O certame ocorre no mês de maio.
 

Olimpíada Brasieira do Ensino Superior de Química – destinada a estudantes do ensino universitário dos seguintes cursos: Cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial), Tecnologia (Tecnologia de Processos Químicos) e áreas afins (Engenharia Química e Farmácia). A OBESQ é composta de duas (2) etapas: a primeira etapa é denominada de Seletiva Estadual e a segunda etapa correspondente à prova nacional. As inscrições são realizadas pelos coordenadores estaduais que inscrevem o máximo 10 (dez) estudantes, por instituição participante da Seletiva Estadual. O certame nacional ocorre no mês de agosto.

 

Olimpíadas regionais  são organizadas pelas coordenadorias-estaduais.

 Cada Coordenadoria Estadual inscreverá, para a Etapa II, no máximo 10 (dez) estudantes, por instituição participante da Seletiva Estadual.

Como se inscrever
 

As Olimpíadas de Química são realizadas, anualmente, para estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos), do ensino médio e do ensino superior.

Nas olimpíadas nacionais, os estudantes do ensino fundamental participam na Olimpíada Brasileira de Química Júnior, enquanto aqueles do ensino médio participam na Olimpíada Brasileira de Química Modalidades A ou B e, também, na Olimpíada Norte/Nordeste de Química. Estudantes universitários participam na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química.

A inscrição na Olimpíada Brasileira de Química Júnior é feita pelo representante da escola, entre os meses de maio e agosto (conferir no CALENDÁRIO anual), diretamente no site www.obquimica.org.

Veja orientações em:  http://obquimica.org/anexos/passo-a-passo-inscricao-do-aluno-nas-olimpiada-quimica.ppt

Nas demais olimpíadas nacionais a inscrição é feita pelo coordenador estadual, portanto, é necessário que o estudante participe, primeiramente, na olimpíada de química de seu estado. Veja em http://obquimica.org/calendarios/nacionais o CALENDÁRIO das Olimpíadas Estaduais, a época de inscrição e de realização da olimpíada em seu estado.

Para participar fique atento a essas datas.