MENINAS NA OALQ

  •  02/05/2021

MENINAS NA OALQ, COMO SURGIU?

A muito nas reuniões entre Coordenadores Estaduais discutimos diferentes premiações que podemos implantar para valorizar os alunos que desprendem muitas vezes seus finais de semana para participarem.

 

Como em nossa história temos tantas cientistas que se destacaram apesar das adversidades dos períodos de nossa história, o Certificado Meninas na OALQ vem destacar a essas alunas que tiveram notas acima da média geral entre as premiações.

 

Entre as várias cientistas que poderíamos homenagear, pensamos em Gertrude Belle Elion (1918-1999), que se destacou por suas pesquisas com doenças virais. Em 1988, ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no “National Inventors Hall of Fame”, nos EUA. Filha de imigrantes, Gertrude Belle Elion nasceu em Nova York em 1918, sempre foi uma menina com “sede de conhecimento” e, apesar de lhe dizerem que não havia lugar para mulheres na ciência, Gertrude formou-se em química pelo Hunter College aos 19 anos.

Gertrude B. Elion, ao invés de usar o método de tentativa e erro, Elion e Hitchings (colega de laboratório) usavam a diferença bioquímica das células normais e os agentes patogênicos para criar medicamentos inibidores de infecções virais. Com essas descobertas, a americana conseguiu suavizar sintomas de doenças como AIDS, leucemia e herpes. Um dos medicamentos conhecidos, desenvolvidos por Gertrude, é o aciclovir, medicamento utilizado para tratamento de herpes. Elion desenvolveu 45 patentes na área médica/farmacêutica. Em 1991, tornou-se a primeira mulher a ocupar uma cadeira no “National Inventors Hall of Fame”, nos EUA.

 

"People ask me often (was) the Nobel Prize the thing you were aiming for all your life? And I say that would be crazy. Nobody would aim for a Nobel Prize because, if you didn’t get it, your whole life would be wasted. What we were aiming at was getting people well, and the satisfaction of that is much greater than any prize you can get."

"As pessoas sempre me perguntam (era) o Prêmio Nobel o que você almejava por toda a sua vida? E eu digo que seria uma loucura. Ninguém iria querer um Prêmio Nobel porque, se você não conseguisse, toda a sua vida iria ser desperdiçado. O que pretendíamos era melhorar as pessoas, e a satisfação disso é muito maior do que qualquer prêmio que você possa receber. "

 

Que essa grande cientista sirva de inspiração a vocês e a todos, independente da carreira que sigam.

Demetrius P Morilla

Coordenador Estadual