Programa Nacional Olimpadas de Qumica

OBQ 2018

Fase III

XXIV Olimpada Brasileira de Qumica

Modalidade A

 

CINCIA PARA A REDUO DAS DESIGUALDADES

 

Em um pas com tanta desigualdade social como o Brasil, investir em cincia e tecnologia indispensvel para garantir a qualidade de vida da populao. Assim, este foi o tema escolhido para a 15 Semana Nacional de Cincia e Tecnologia - SNCT 2018, inspirado nos objetivos de desenvolvimento sustentvel, estabelecidos pela Organizao das Naes Unidas (ONU).

A desigualdade social caracterizada por dimenses que no so produzidas pelas cidades, como a prpria renda e o mercado de trabalho, ou por dimenses claramente associadas s cidades, como a desigualdade de acesso, falta de mobilidade e ausncia de estruturas urbanas. A falta de saneamento bsico, por exemplo, um elemento que compe um quadro de desigualdade social, na medida em que expe parte da populao a um ambiente que facilita a transmisso de doenas, contaminao do solo,  deslizamentos e inundaes.

Diante disso, surge o questionamento: a Qumica pode ajudar a minimizar desigualdades sociais? A resposta para esta pergunta tem uma dimenso imensurvel. Ao aperfeioar, desenvolver e inovar tcnicas que possam prevenir e combater doenas, aumentar a produo agrcola, tratar gua e efluentes, elaborar novos materiais biodegradveis (tecidos, embalagens, tintas etc.), preservar o meio ambiente, a cincia Qumica pode promover a qualidade de vida s pessoas, desde que usada de forma responsvel e sustentvel.

Contudo, a capacidade de uma sociedade de incorporar a cincia e a tecnologia como fatores dinmicos para seu progresso, depende tambm de condies polticas, econmicas e sociais.

 

A Comisso.


 

PARTE A - QUESTES MLTIPLA ESCOLHA

 

Questo 1 – O escritor italiano Primo Levi, em seu livro de contos Sistema Peridico (O Sistema Peridico, Ed. Leya), narra fatos de sua vida e os associa a elementos qumicos. Em um dos trechos, ele narra: (este metal) mole como a cera. Reage com a gua onde flutua (um metal que flutua!), danando freneticamente e produzindo hidrognio.. Sobre esse metal, assinale a alternativa que est correta:

a)  um metal de transio, caracterizado por sua baixa densidade. A reao qumica com a gua devida ao baixo potencial de oxidao desse metal, frente ao potencial de oxidao do hidrognio.

b)  um metal que possui uma grande variao de nmero de oxidao (Nox), indo de +1 at +6. Esta grande variao de nmeros de oxidao Nox confere ao elemento baixa densidade e alta reatividade, uma vez que a perda significativa de eltrons altera suas propriedades fsicas.

c)  um metal radioativo (). A instabilidade nuclear, observada pela razo entre nmero de prtons e nmero de nutrons, faz com que o elemento tenha uma massa atmica elevada e um volume atmico grande, originando uma densidade menor do que 1,0 g cm-3 nas condies ambientes.

d)  um metal que apresenta propriedades diamagnticas, por isso sofre a repulso eltrica dos polos das molculas de gua, que o fazem flutuar. A reao que ocorre de oxirreduo, uma vez que os polos eltricos da gua reagem com os polos eltricos do metal.

e)  um metal representativo, que reage com a gua formando um hidrxido correspondente, com a liberao de gs hidrognio. O referido metal possui potencial padro de reduo negativo.

 

 

RESPOSTA:

Letra e: Das respostas apresentadas, somente os elementos do Grupo 1 (metais representativos) podem reagir com a gua violentamente e apresentam uma baixa densidade, como, por exemplo o sdio. Ele reage violentamente com a gua e forma hidrxido, com liberao de gs hidrognio.

 

Questo 2 – Um dos principais contaminantes da gua para o consumo humano so os ctions alcalino-terrosos, que lhe conferem a dureza, sendo assim indispensvel remoo desses para o atendimento aos padres de potabilidade. Quando o magnsio reage com uma soluo de HNO3 formada uma mistura gasosa constituda por hidrognio, nitrognio, monxido de nitrognio e xido de dinitrognio, cuja composio dependente da concentrao de cido ntrico utilizada. O grfico abaixo mostra como essa composio (em porcentagens molares) varia com a concentrao da soluo de cido (SULCIUS, A. Journal of Chemical Education, v.92, p. 1971−1972, 2015):

Sobre as reaes citadas e o grfico mostrado, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

a)    Apenas a reao de produo de H2(g) e N2(g) correspondem a reaes de oxirreduo.

b)    Utilizando concentraes de cido ntrico entre 2 % e 18 %, a reao que envolve a reduo do nitrognio de um nmero de oxidao +5 para +1 aquela com formao de menor % de produto.

c)    Na reao, ao utilizar a concentrao de 10 % de cido ntrico, pode se afirmar que a diferena de potencial padro da reao de produo de gs hidrognio igual quela da reao de produo de monxido de nitrognio, uma vez que as concentraes destes gases so iguais na composio da mistura gasosa produzida.

d)    Os dados apresentados no grfico possibilitam concluir que utilizando concentrao acima de 16 % de cido ntrico a reao com a produo de NO aquela termodinamicamente mais favorvel.

e)    Atravs apenas do clculo das diferenas de potenciais padro das reaes de produo dos gases (hidrognio, nitrognio, monxido de nitrognio e xido de dinitrognio) pode-se prever qual ou quais os produtos termodinamicamente mais favorveis.

 

RESPOSTA:

Letra a-   Falsa: todas as reaes so de oxidao-reduo.

 

Letra b-   Verdadeira: a reao citada aquela com formao de N2O(g) e uma vez que este produzido em menor proporo significa que aquele com menor diminuio de energia livre de Gibbs. Reaes mais favorveis tm maior diminuio de energia livre de Gibbs.

Letra c-   Falsa: na concentrao de 10 % de cido ntrico, a diminuio da energia livre de Gibbs a mesma para a formao de gs hidrognio e monxido de nitrognio, e no a diferena de potencial. A menos que tenhamos alguma regra prtica, para avaliarmos a tendncia das reaes devemos verificar a variao de energia livre, uma vez que o nmero de eltrons transferidos diferente em cada caso.

Letra d -  Falsa: pelo grfico, acima de 16 % de cido ntrico a termodinamicamente mais favorvel aquela que produz gs hidrognio.

Letra e-   Falsa: da mesma forma que na afirmao acima, devemos calcular a variao de energia livre de Gibbs pela equao  e no somente os valores de .

 

3 – H muitos sais que so solveis em gua como, por exemplo, o cloreto de sdio e o cloreto de magnsio que se encontram presentes na gua do mar. Uma amostra de 0,930 g de uma mistura de NaCl e MgCl2 foi dissolvida em gua. A adio de excesso de AgNO3(aq) fez com que todos os ons cloreto precipitassem como AgCl(s). A massa do precipitado seco foi 2,676 g. A partir desses dados, qual foi a porcentagem em massa de NaCl na mistura original?

a)    45,7 %

b)    16,9 %

c)    29,2 %

d)    23,8 %

e)    39,8 %

 

 
Resposta:
Letra d.

Reao I:       NaCl(aq) + AgNO3(aq)  NaNO3(g) + AgCl(aq)

Reao II:      MgCl2(aq) + 2AgNO3(aq)  2NaNO3(g) + 2AgCl(aq)

A massa da mistura de NaCl e MgCl2:

A massa de cloreto formada pela adio de AgNO3 na mistura:

Fazendo a relao entre a quantidades de massa e de mols, e aplicando nas duas equaes, tem-se (unidade grama ser omitida para facilitar os clculos):

Assim, obtemos duas equaes e duas incgnitas:

Logo, a massa de NaCl :

A porcentagem de massa de NaCl na mistura original

 

Questo 4 – A formao de um slido a partir de lquidos e/ou de gases uma das evidncias de que ocorreu uma reao qumica. Para demostrar tal evidncia, um recipiente de 2,5 L que contm amnia gasosa a 0,78 atm e 18,5 C foi conectado em outro recipiente de 1,4 L com cloreto de hidrognio gasoso a 0,93 atm e 18,5 C, respectivamente. Sabe-se que a combinao desses gases leva a formao de cloreto de amnio slido, logo, qual a quantidade aproximada de massa formada desse composto, o gs que sobrou nos recipientes conectados e a sua presso?

a)    1,44 g; amnia; 0,166 atm.

b)    3,19 g; cloreto de hidrognio; 0,332 atm.

c)    1,44 g; cloreto de hidrognio; 0,332 atm.

d)    1,44 g; amnia; 0,332 atm.

e)    2,91 g; amnia; 0,166 atm.

 

Resposta:
Letra e.

Antes da vlvula ser aberta, a quantidade em mols de cada gs :

Assim, que a vlvula aberta os gases comeam a se combinarem formando o cloreto de amnio slido:

NH3(g) + HCl(g)  NH4Cl(s)

Como o HCl(g) est em menor quantidade de mols, este o reagente limitante, logo a quantidade mols de NH4Cl(s) formado :

E a quantidade de NH4Cl(s) em massa :

E como o NH3(g) o reagente em excesso (gs que sobrou), a quantidade de mols remanescente :

A presso resultante do gs remanescente :

 

Questo 5 – As dimenses de tomos, ons e comprimentos de ligao situam-se na faixa de 10-10 m, que equivale 1  (ngstron) ou 100 pm (picmetro). Por exemplo, o raio covalente do hidrognio de 74 pm. Suponha que os tomos de hidrognio possam ser dispostos lado a lado em uma nica linha, conforme sugerido no diagrama abaixo:

Qual a massa de uma linha de tomos de hidrognio com exatamente 10 cm de comprimento?

a)    7,4  10−11 g

b)    7,4  10−10 g

c)    2,3  10−15 g

d)    1,1  10−21 g

e)    1,1  10−15 g

 
RESPOSTA:
Letra e.

O dimetro de um tomo de hidrognio

O nmero de tomos de hidrognio alinhados no intervalo de 10 cm

E o nmero de mols de tomos de hidrognio

E a massa de hidrognio

 

Questo 6 – O conhecimento e o estudo da velocidade das reaes so de grande interesse industrial, pois permitem reduzir custos e aumentar a produtividade dos processos fabris. Sabe-se que as reaes qumicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas. Para exemplificar, considere a reao abaixo representada:

A representao matemtica de velocidade desta reao :

Assim sendo, para esse caso, qual afirmao est correta?

a)    A ordem geral 12.

b)    Dobrando a concentrao de  e  e reduzindo a metade da concentrao de  a velocidade de reao no se altera.

c)    A unidade da constante de velocidade, , mol dm–3 s–1.

d)    Uma alterao na concentrao de  ou  no afeta a velocidade de reao.

e)    Dobrando a concentrao de  ou  e reduzindo a metade da concentrao de  a velocidade de reao no se altera.

 
RESPOSTA:

Letra a:

A ordem geral a soma dos expoentes atribudas as concentraes dos componentes da reao. Assim sendo,

A afirmao FALSA.

Letra b: 

A afirmao VERDADEIRA.

Letra c:

A constante   dada pela expresso:

Logo, a unidade da constante  ser

A afirmao FALSA.

Letra d:

ou

A afirmao FALSA.

Letra e:

ou

A afirmao FALSA.

 

Questo 7 – O Flervio (Fl) um elemento qumico artificial, de nmero atmico 114, criado em laboratrio e na Tabela Peridica est situado imediatamente abaixo do chumbo. At o momento, cientistas nucleares conseguiram sintetizar apenas alguns tomos do elemento 114 e, portanto, a aparncia fsica de uma amostra maior ainda no conhecida. Com base na sua posio na Tabela Peridica, o elemento 114 mais provvel que seja um:

a)    Metal cinza-prateado.

b)    Lquido voltil avermelhado.

c)    Gs verde amarelo plido.

d)    Cristal incolor.

e)    Slido em p preto.

 
RESPOSTA:
Letra a -  Esse elemento est situado no grupo 14, ou seja, a partir do estanho para baixo os elementos so metlicos slidos, assim como o estanho e chumbo, ambos apresentam cor acinzentada com brilho tipicamente prateado. Seguindo essa deduo, o elemento 114 que est logo abaixo do chumbo deve ser um metal de aspecto cinza-prateado.

 

Questo 8 – Visto que o petrleo um combustvel no renovvel e que contribui para a poluio do meio ambiente, vrias indstrias e centros de pesquisas tm se mobilizado na busca por novas fontes de energia combustvel. nesse contexto que surge o hidrognio combustvel, considerado como o combustvel do futuro, por ser renovvel, inesgotvel e principalmente por no liberar gases txicos para a atmosfera. Abaixo tm-se algumas vantagens do combustvel hidrognio:

  Utilizao de motores eltricos no lugar de motores a combusto, minimizando a poluio do meio ambiente;

  Seu processo de gerao de energia descentralizado, no sendo necessria a construo de hidreltricas;

  A gerao de energia por meio de pilhas combustvel mais eficiente do que a obtida pelos processos tradicionais.

A reao abaixo representada indica a possibilidade de obteno de hidrognio a partir do monxido de carbono:

  e a  

Analisando os dados da reao acima, afirma-se:

      I.     Um aumento da presso total sobre o sistema no altera o estado de equilbrio;

     II.     Uma diminuio da temperatura favorece o aumento na produo de gs hidrognio;

   III.     O valor de  nas condies dadas;

   IV.     A concentrao final de cada componente do sistema, em equilbrio, quando se misturam um mol de cada um dos reagentes com dois mols de cada um dos produtos, na temperatura da experincia, considerando um balo volumtrico de  :

   e .

Esto corretas as afirmaes:

a)    I, II e IV apenas.

b)    II e IV apenas

c)    I e II apenas.

d)    III e IV apenas.

e)    I e III apenas.

 

RESPOSTA:

Letra c.

I – Verdadeiro: n mols dos produtos= nmols dos reagentes;

II– Verdadeiro: como a reao exotrmica no sentido da produo de H2, a diminuio da temperatura favorece o deslocamento para direita(lado exotrmico);

III – Falsa: como , logo.

IV –Falsa:  e .

 

Questo 9 – Os efeitos dos solutos nas propriedades fsicas da gua podem ser vistos em algumas situaes comuns e de fcil compreenso, como por exemplo, ao evitar o congelamento da gua nos radiadores de carros em lugares muito frios. Os grficos abaixo foram construdos aps a avaliao da variao na temperatura de congelamento de duas solues aquosas: uma constituda pelo soluto A e outra constituda pelo soluto B.

Considerando as informaes contidas nos grficos pode-se afirmar que os solutos A e B eram respectivamente:

a)    Brometo de clcio e cloreto de frrico.

b)    Cloreto de potssio e sulfato de sdio.

c)    Glicose e cloreto de sdio.

d)    Sacarose e glicose.

e)    Iodeto de potssio e sacarose.

 

RESPOSTA:

Letra e: Nessa questo o estudante deve avaliar os grficos e perceber que, ao se considerar a mesma concentrao para as duas solues (mol kg-1), aquela que apresenta maior variao de temperatura corresponde ao sistema com maior nmero de partculas (nico fator que afeta as propriedades coligativas).

 

Questo 10 – Segundo o cientista da NASA, James Hansen, a temperatura da Terra alcanou, nas ltimas dcadas, uma rpida ascenso de cerca de 0,2 C, fenmeno esse que no havia ocorrido desde a ltima era glacial, h 12.000 anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento da emisso de gases estufa. Com base nestes estudos, pode-se afirmar corretamente que so consequncias do fenmeno de aquecimento global:

      I.  Devastao das florestas e savanas.

     II.  Reduo do volume das geleiras alpinas e das calotas glaciais.

   III.  Maior possibilidade de formaes de tempestades e ciclones tanto no Atlntico Norte quanto no Atlntico Sul.

   IV.  Reduo da acidez das chuvas.

    V.  Transgresso marinha sobre partes das faixas costeiras.

   VI.  Rebaixamento do nvel dos oceanos e consequente expanso das reas litorneas.

 VII.  Aumento do risco de degradao dos ecossistemas coralneos.

A alternativa que apresenta apenas as consequncias desse fenmeno :

a)    II, III, V e VII, apenas.

b)    I, II, III, IV, VI e VII.

c)    I, III, IV e VI, apenas.

d)    II, IV, VI e VII, apenas.

e)    II, III e VI, apenas.

RESPOSTA:

Letra a: Os demais itens so as causas do aquecimento global ou fenmenos adversos.

 

PARTE B - QUESTES ANALTICO-EXPOSITIVAS

 

Questo 11 – As histrias em quadrinhos (HQs) e os filmes de srie da derivados cativam milhes de fs pelo mundo. Muitas vezes, existem erros cientficos grosseiros, que fogem da realidade. Por outras vezes, as HQs criam uma ponte entre o conhecimento cientfico e o dia a dia das pessoas. A franquia Marvel Comics  tem lanado filmes que se tornam grandes eventos para os aficionados. Dois metais fictcios foram utilizados em seus enredos: o adamantium (usado principalmente no esqueleto e nas garras do Wolverine e nas espadas de Deadpool), e o vibranium, utilizado na armadura do Pantera Negra e no escudo do Capito Amrica, alm de outros usos.

Considere esses metais fictcios e responda os itens abaixo:

a)  Levando-se em conta a atual Tabela Peridica, justifique o fato no ser possvel a insero de uma nova famlia (ou grupo) na mesma, como, por exemplo, a famlia 19, situada logo aps a famlia dos gases nobres.

 

RESPOSTA:

A Tabela Peridica est organizada em nmero atmico crescente. Assim, por exemplo, no segundo perodo e ltima famlia, o nenio apresenta . J no terceiro perodo e primeira famlia, o sdio tem . Um suposto elemento que esteja entre o nenio e o sdio deveria ter um nmero fracionrio, o que impossvel. Alm disso, a organizao da tabela peridica segundo grupos est relacionada com a distribuio eletrnica dos elementos, de modo que os elementos dos ltimos grupos da tabela 13 a 18 tm sua configurao eletrnica terminando de p1 a p6 (bloco p). Como no h possibilidade de o subnvel p ter mais que 6 eltrons, no seria possvel haver o grupo 19.

 

b)  Explique como a temperatura influi na condutividade eltrica de um condutor metlico e de um semicondutor.

 

RESPOSTA:

De acordo com a Teoria da Ligao Metlica, qualquer metal pode ser fundido ou moldado, independente do nmero de vezes que isso acontea. Na HQ, a contradio do suposto metal adamantium esse: que ele no pode ser fundido novamente depois de ser moldado. Isso contraditrio com a Teoria. Assim, essa a contradio que deve ser apontada.

 

No entanto, uma possibilidade seria a transformao cristalina entre metais que possuem uma variedade de retculos. Pois o fato exposto pode facilmente ser explicado como uma alotropizao elementar a baixa temperatura por uma transio reticular alfa (α) – beta (β). 

 

Portanto, caso sejam apresentados, como resposta, elementos que apontem a variao alotrpica (como o estanho, por exemplo) ou variao reticular, a resposta ser considerada.

 

c)  Quais as propriedades fsicas comumente apresentadas pelos metais? Quais so as caractersticas estruturais responsveis por essas propriedades?

 

RESPOSTA:

Os metais apresentam alta densidade, opacidade, condutibilidade eltrica, alto empacotamento cristalino.

 

d)  O vibranium apresenta alta resistncia mecnica, baixa densidade e um isolante eltrico. Isso por si s uma contradio. Explique essa contradio.

 

RESPOSTA:

A teoria de ligao metlica aponta que um metal que tem uma alta resistncia mecnica apresenta uma alta densidade, por conta de seu reticulo cristalino. Alm disso, a teoria do mar de eltrons, base da ligao metlica, explica o motivo de todo metal conduzir corrente eltrica. Assim, o vibranium deveria ser condutor e no isolante.

 

e)  O adamantium apresenta uma alta densidade e uma alta resistncia mecnica. Conforme a HQ, sabe-se que ele uma vez resfriado, no pode ser mais fundido ou moldado. Justifique a esse fato.

 

RESPOSTA:

Ainda sobre a teoria da ligao metlica, uma das caractersticas do metal genrico ser dctil e malevel, por conta do deslizamento entre os ctions. Assim, se o adamantium fosse um metal real, ele possuiria essas caractersticas, ou seja, poderia ser sim fundido e/ou moldado.

 

Questo 12 – Henry G. J. Moseley (1887-1915), fsico ingls, foi declarado por Rutherford como seu aluno mais talentoso. Ele estabeleceu o conceito de nmero atmico ao estudar os raios X emitidos pelos elementos qumicos. Os raios X emitidos por alguns elementos tm os seguintes comprimentos de onda:

 

Elemento

Comprimento de ondas ()

Ne

14,610

Ca

3,358

Zn

1,435

Zr

0,786

Sn

0,491

a)    Calcule a frequncia, , dos raios X emitidos por cada um dos elementos, em Hz.
Dados: Constante da velocidade da luz, c = 3 108 m s–1.
 
RESPOSTA:
Considerando que  e que , a frequncia pode ser calculada pela equao:
 
b)    Desenhe e analise o grfico da raiz quadrada de versus nmero atmico do elemento.
 
RESPOSTA:
A tabela de dados de nmero atmico (Z) e a raiz quadrada da frequncia ()  dada abaixo:

Elemento

Z

Ne

10

4,531

Ca

20

9,452

Zn

30

14,459

Zr

40

19,537

Sn

50

24,718

Com base nos dados pode plotar o grfico ilustrado abaixo:
Os dados mostram uma aparente linearidade, ou melhor, a raiz quadrada da frequncia  proporcional ao nmero de atmico do elemento.
 
c)    Explique como a curva do item (b) permitiu a Moseley prever a existncia de elementos ainda no descobertos.
 
RESPOSTA:
Como observado no grfico do item (b), a tendncia altamente linear entre a raiz quadrada da frequncia e nmero atmico do elemento sugeriram a Moseley que os elementos estariam dispostos em ordem crescente de nmero atmico, que esses dados podem ser extrapolados observando a mesma tendncia. Assim, naquele momento vrios elementos ainda no eram conhecidos, mas estavam sendo previsto de acordo com esse estudo experimental.
 
d)    Use o resultado do item (b) para prever o comprimento de onda dos raios X emitidos pelo elemento ferro.
 
RESPOSTA:
Fazendo uma interpolao pode-se obter facilmente a frequncia do elemento Fe ():
E agora calcular a comprimento de onda de raios X para o Fe:
 
e)    Se um determinado elemento emite raios X com um comprimento de onda de 0,980 , qual seria esse elemento?
 
RESPOSTA:
Fazendo a raiz quadrada da frequncia, tem-se:
Agora interpolando os dados entre os elementos Zn e Zr, tem-se:
Logo, o elemento  o Kr (Criptnio).

 

Questo 13 – O tetrafluoreto de enxofre (SF4) reage vagarosamente com oxignio (O2) para formar monxido de tetrafluoreto de enxofre (SF4O), de acordo com a reao representada a seguir:

2SF4(g) + O2(g 2SF4O(g)

a)  Escreva a estrutura de Lewis para SF4O, na qual as cargas formais de todos os tomos sejam iguais a zero.

 
RESPOSTA:

eltrons

S

F

O

Estrutura de Lewis

valncia

6

7

6

– nocompartilhados

0

6

4

– 1/2 compartilhados

6

1

2

carga formal

0

0

0

 

b)  Determine o arranjo estrutural de SF4O e defina qual a geometria molecular mais provvel baseada nesse arranjo.

 
RESPOSTA:
Arranjo Molecular
Bipirmide trigonal distorcida

 

c)  Use as entalpias mdias de ligao fornecidas na tabela abaixo para calcular a entalpia de reao e indique se a reao endotrmica ou exotrmica.

Ligao

Entalpia(kJ/mol)

S=O

523

O=O

495

SF

327

OF

190

FF

155

OO

146

RESPOSTA:

2SF4(g) + O2(g 2S(g) + 4F(g)+2O(g)

2S(g) + 4F(g)+2O(g 2SF4O(g)

A reao exotrmica.

 

d)    A reao do enxofre e flor forma vrios compostos diferentes, inclusive o tetrafluoreto de enxofre e o hexafluoreto de enxofre que podem ser precursores para o monxido de tetrafluoreto de enxofre. A decomposio de uma amostra de tetrafluoreto de enxofre produz 4,43 g de flor e 1,87 g de enxofre, enquanto que a decomposio de uma amostra de hexafluoreto de enxofre produz 4,45 g de flor e 1,25 g de enxofre. Mostre que os dados so consistentes com a lei de propores mltiplas.

 
RESPOSTA:
Massa de flor por grama de enxofre no SF4:
Massa de flor por grama de enxofre no SF6:
Razo entre as massas de flor por grama de enxofre de SF4 e SF6:
Logo, o resultado obtido apresenta uma proporo de pequenos nmeros inteiros que correspondem a lei de propores mltiplas.
 
e)    O decafluoreto de dissulfeto  intermedirio em reatividade entre SF4 e SF6. Ele se decompe a 150 C resultando nestes fluoretos monossulfurados. Escreva uma equao balanceada para esta reao e identifique o estado de oxidao de enxofre em cada composto.
 
RESPOSTA:
Reao balanceada:    S2F10(g SF4(g) + SF6(g)
NOx do S no S2F10  +5
NOx do S no SF4  +4
NOx do S no SF6  +6

 

Questo 14 – O grau de dissociao, a, definido como a frao de reagente que se decompe, quando a quantidade inicial de reagente  e a quantidade em equilbrio , ento . A energia de Gibbs padro de reao para a decomposio +118,08 kJ mol–1 a 2300 K.

a)    Calcule a constante de equilbrio a partir da energia de Gibbs padro de reao no equilbrio pela equao .

Dado da constante dos gases: .

 
RESPOSTA:

Rearranjando a equao acima, tem-se:

 

b)    Mostre que

 
RESPOSTA:
 
H2O
H2
O2
 
Quantidade inicial
0
0
 
Quantidade intermediaria
 
Quantidade no equilbrio
Total: 
Frao molar, 
 
Presso parcial,
 
A constante de equilbrio em funo das presses parciais 
Nesta expresso, escrevemos  no lugar de , para manter a notao simples. Como , pode-se fazer as seguintes aproximaes:  e .
Substituindo na expresso tem-se:

 

c)    Calcule o grau de dissociao de H2O a 2300 K e 1,00 bar.

 

RESPOSTA:

Sob a condio de estado,  (isto , ), ento:

Ou seja, aproximadamente 2 % da gua se decomps.

 

d)    Calcule as fraes molares das substncias no equilbrio.

 
RESPOSTA:
Frao molar da H2O:

Frao molar da H2:

Frao molar da O2:

 

e)    O grau de dissociao aumentar ou diminuir, se o valor da presso for duplicado na mesma temperatura? Alm do clculo, qual o efeito que justifica que mantem o equilbrio?

 
RESPOSTA:
Considerando que a presso seja duplicada, tem-se:

Logo, observa-se que o grau de dissociao diminuir.
Para aumentar a presso do sistema  necessrio reduzir o volume ocupado pelos gases, ento o equilbrio se deslocaria para o lado do reagente, nesse caso para H2O(g), devido a menor quantidade de volume e mols de gs, consequentemente diminui o grau de dissociao, no favorecendo a formao dos gases H2 e O2 (produtos).

 

Questo 15 – Com base em medidas experimentais e clculos de mudanas de entalpia, o qumico suo G. H. Hess sugeriu em 1840, que para uma dada reao, a variao de entalpia sempre a mesma, esteja essa reao ocorrendo em uma ou em vrias etapas (Lei de Hess). Para exemplificar, em um experimento para estimar a entalpia molar padro de formao de butano (a partir de seus elementos), os seguintes valores foram determinados por calorimetria:

(1) 

(2) 

(3) 

Figura 1. Nesta ilustrao mostrada o transporte de tijolos do cho para o segundo piso por dois caminhos diferentes, sendo: (i) o primeiro, os tijolos so transportados por uma esteira vertical para o terceiro piso e carregado descendo uma escada at o segundo piso e (ii) o segundo, os so transportados por uma escada at o segundo piso em uma nica etapa. Em ambos os casos, o resultado o mesmo (Jenkins, F. Nelson Chemistry Alberta 20–30, 2016).

Considerando os dados acima:

a)    Qual a variao de entalpia molar padro de formao do butano?

 
RESPOSTA:

1

2

3

 

 

 

b)    A partir dos dados das reaes de combusto e de formao faa um diagrama de entalpia representando a formao do butano.

 
RESPOSTA:
A figura abaixo ilustra o diagrama de entalpia de formao do butano.

 

c)    A partir dos dados de entalpias de ligao e mudana de estado fsico estime a entalpia de formao para 1 mol de butano?

Tipo de Ligao

C–C

346,8

C–H

413,4

H–H

436,0

Mudana de estadofsico

C(grafita, s) C(g)

716,7

 
RESPOSTA:
A reao de formao de 1 mol de butano :

Etapa 1:

Etapa 2:

A entalpia de formao do C4H10(g) :

 

d)    Qual o erro percentual observado para a entalpia de formao de 1 mol de C4H10(g) estimada no item (a) e (c), respectivamente? A que voc atribuiria tal erro?

Dado Tabelado: (Atkins, P.; Paula, J. PhysicalChemical, 2006).

 
RESPOSTA:

Erro porcentual para entalpia do item (a):

Erro porcentual para entalpia do item (b):

Em mdulo o , a entalpia calculada no item (b) apresenta maior discrepncia em relao ao valor tabela, isto est relacionado com os valores de energia de ligao, uma vez que, estes so estimados em valores mdios de energia de ligao em relao ao tipo de ligao dos tomos, sem se preocupar com a interferncia provocadas geralmente por outros tomos ou tomos vizinhos ligados a distncia.

 

e)    O butano o principal componente do GLP (gs liquefeito de petrleo), conhecimento como gs de cozinha. Atualmente, o valor comercial mdio de um botijo de gs de 13 kg de R$ 70,00, e ocupa o volume de 31 litros. Considere que uma domstica comprou um botijo de gs para seu consumo em um fogo a gs, aps certo perodo no se conseguia produzir chama no fogo a 25 C. Com base nas informaes acima, calcule a massa de GLP retido no botijo e qual a perda financeira na substituio do mesmo (considere que esse GLP seja composto apenas de butano).

 
RESPOSTA:
Quando o botijo parar de produzir a chama, a presso interna  igual a presso externa de 1 atm, ento a massa retida :
O valor da perda financeira :
-------
-------
Ou melhor,  R$ 0,40 (quarenta centavos de reais).

 

Questo 16 – O iodoetano um lquido incolor usado como precursor em reaes orgnicas de alquilao na indstria farmacutica e na produo de defensivos agrcolas. A decomposio do iodoetano representada pela equao abaixo.

C2H5I(g)  C2H4(g) + HI(g)

Considere o conjunto de dados apresentado abaixo, obtidos durante o estudo da reao citada:

7,20 × 10–4

2,20 × 10–3

1,70 × 10–2

0,110

660,0

680,0

720,0

760,0

 

a)  Determine a energia de ativao de Arrhenius para a reao citada e o valor do fator A.

 

RESPOSTA:

 ou seja

 ou seja

e

 ou seja

 

b)  Determine o valor da constante de velocidade da reao temperatura de 400 oC.

 

RESPOSTA: