Tutorial do exame Fase IV 2020

  •  27/02/2021

Orientação sobre a prova OBQ 2020 Fase IV

 

 

A prova será aplicada de forma remota. Para tal, a Mobitex desenvolveu o sistema de aplicação e correção do exame.

 

O candidato usará os seguintes itens para ter condições de responder ao exame:

  • Computador, com o qual assistirá o vídeo e responderá o questionário;
  • Celular, usará para acessar o sistema e obter as fotos das folhas de respostas;
  • Câmera, acoplada ou não ao computador, para entrar no aplicativo Zoom ser acompanhado durante todo o tempo de exame;
  • Calculadora não programável, para realizar as necessárias operações matemáticas.
  • Há tabela periódica na prova, não deve consultar outra.

 

Entre 8:50h e 9:00h o candidato ingressa na sala Zoom, apresenta-se, identifica-se. Os ausentes nesse período serão desabilitados. O exame começa  9:00h.

 

O candidato iniciará o exame pelo computador, de modo algum pelo celular.  Acessará a prova no endereço https://provas.obquimica.org ingressando com seu login e senha.  Terá três horas para resolver. Assistirá três vídeos com experimentos laboratoriais e responderá um questionário para cada vídeo. Poderá escolher qual experimento deseja assistir, bastando clicar no botão no canto inferior direito da tela. A qualquer momento poderá consultar o tempo de prova consumido no botão indicado i , na parte inferior da tela.

 

Responderá em qualquer tipo de folha de papel. Pode desenvolver a resposta para determinada pergunta, em uma ou mais folhas comuns.

 

Neste ponto necessitará do celular para fotografar aquilo que escreveu. Não deve clicar na figurinha (icone) do celular que aciona a captura de foto.  No celular, acessará o endereço https//provas.obquimica.org , neste aparecerá o selecionador de arquivo que aciona a captura da foto, clicar em TIRAR FOTO. Basta enquadrar o texto e acionar e, em seguida clicar USAR FOTO. Se a foto não ficou boa, colocar na lixeira e repetir o procedimento. Havendo mais folhas respondidas para a mesma pergunta, clique no botão + arquivo.  

 

Volte para o computador, assista o segundo vídeo escolhido no canto inferior da tela, repita os mesmos procedimentos acima. Você pode PULAR a questão não souber respondê-la. E, finalmente, vá ao terceiro problema, sempre com o mesmo procedimento para fotografar a redação da resposta.

 

Finalmente, clique RESPONDER, aparecerá a janela ENCERRAR. Você pode escolher QUESTÕES para retornar e rever a prova ou clicar em ENCERRAR e finalizar o exame.