MENSAGEM DO MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB RANGEL JUNIOR AOS PARTICIPANTES DAS OLIMPÍADAS PARAIBANA DE QUÍMICA

  •  20/11/2015

A Química, historicamente, enfrenta muitas barreiras no seu processo de ensino-aprendizagem. Por envolver cálculos, fórmulas, etc, esta ciência, em muitos casos, é temida por estudantes. Transformar esta realidade tem sido um dos grandes méritos da Olimpíada Paraibana de Química que, nos últimos anos, vem dando nova motivação ao ensino de Química na Educação Básica e também em nível superior.

Outro ponto relevante que se observa com a realização da olimpíada é a grande interação dos professores e pesquisadores da área, principalmente da educação básica e universitária. Essa integração leva à troca de conhecimentos e tem despertado o interesse pela ciência química desde a primeira fase de formação dos estudantes. As salas de aula paraibanas estão passando a ter cada vez mais alunos familiarizados com a química e tendo o prazer de conhecer mais sobre esta área.

Como grande apoiadora do evento no Estado, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se orgulha em ver, ano a ano, o crescimento da iniciativa e o envolvimento de um número cada vez maior de alunos participantes, o que coloca a Olimpíada Paraibana de Química como a maior do gênero em todo o país, com mais de 50 mil inscritos na edição 2014.

Entendemos como primordial a execução de iniciativas como essa que, em nível nacional, conta com apoio de grandes parceiros, como o CNPq, a Capes, Ministério da Educação, entre outros. Os resultados dessas ações são jovens motivados e envolvidos com a pesquisa na área da Química e vocacionados a difundir este conhecimento. Isso nos leva a certeza de que apoiando eventos dessa natureza estamos garantindo perspectivas de desenvolvimento efetivo do nosso Estado e do nosso país.

Este evento fomenta o ensino, fortalece a Educação e descobre futuros novos profissionais. Por sua relevância, por seus objetivos e pela contribuição que dá para a Educação paraibana e brasileira, a Olimpíada de Química conta e sempre contará com o total apoio da UEPB.