A OPBQ e o Programa Nacional Olimpíadas de Química

  •  19/04/2016

 

A Olimpíada Paraibana de Química - OPBQ  faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química que foi idealizado para se constituir em um programa apto a promover a aproximação entre as escolas, à academia e a indústria, pautada na excelência das ações voltadas para a valorização da Química e capaz de influenciar a política pública, na formação de jovens vocacionados para essa ciência.

O Programa Nacional envolve hoje não apenas a Olimpíada Brasileira de Química - OBQ, mas também a Olimpíada Brasileira de Química Júnior – OBQjr. Os estados participantes da Olimpíada Brasileira de Química - OBQ são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande tio Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Atualmente o programa, recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, da Associação Brasileira de Química - ABQ, da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados - ABICLOR e da Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM.

A OPBQ é dedicada a estudantes matriculados na rede de ensino médio do Estado da Paraíba, sendo realizada em duas etapas. A primeira, na própria escola inscrita; a segunda nas cidades pólos definidas pela Comissão Estadual da OPBQ. Os alunos inscritos são classificados em modalidades A e B, conforme os dados informados na inscrição. Os primeiros alunos colocados recebem medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze, com certificado de honra ao mérito, e menção honrosa para os que atingirem a média estipulada no regulamento específico.

Nos últimos anos a Olimpíada Paraibana de Química difundiu-se expressamente junto às instituições de ensino do Estado. A expansão do evento é fruto do trabalho realizado por uma dedicada equipe que busca incessantemente, fortalecer os conhecimentos na área de Química, para a manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente.

Atualmente a OPBQ, recebe o apoio da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, através do curso de Licenciatura em Química Campus I (Campina Grande) .

Nestes seis anos, temos acompanhado as vitórias alcançadas pelo OPBQ, destacando sua inserção como motivação na melhoria do ensino-aprendizagem de Química nas escolas públicas e particulares – viabilizando não somente, a participação significativa e o desempenho desses alunos neste certame, mas também, buscar constantemente, a descoberta de novos talentos. Este é o nosso maior desafio.


Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho
(Coordenador da OPBQ)
A OPBQ e o Programa Nacional Olimpíadas de Química